quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Encontro no Nicola com João Tiago Silveira

Perto de duas dezenas de activistas europeus reuniram-se em Lisboa para apoiar José Sócrates

Perto de 20 activistas do Partido Socialista Europeu (PSE) de vários países reuniram-se hoje em Lisboa numa acção de campanha destinada a apoiar José Sócrates na corrida ao escrutínio do próximo domingo.

A iniciativa partiu do PES activists Portugal que convidou activistas do PSE para se associarem às campanhas do Partido Socialista para a Assembleia da República e para as autarquias do distrito de Lisboa.

Em declarações à Lusa, José Reis Santos, candidato a deputado por Lisboa e ao executivo da Junta de Santa Maria de Belém, explicou em que consiste esta iniciativa que decorreu no café Nicola e que contou com a presença do porta-voz do PS, João Tiago Silveira.

"Com o 'PSE activist' significa que estamos a introduzir no debate político interno uma dimensão que hoje é indispensável na vida política e que é uma dimensão europeia", disse.

Segundo o activista, "hoje os países não são autónomos dentro do espaço da União a 27 e a política europeia representa uma dimensão essencial que muitas vezes é descurada no debate interno e, muitas vezes, no discurso político nacional" e aos activistas cabe lembrar "essa dimensão europeia essencial que permite construir uma Europa progressista".

Questionado sobre de que forma a estrutura interna do PS recebeu o PES activists Portugal - iniciativa que nasceu em Portugal em 2006 -, José Reis Santos demarcou-se de estruturas como a Juventude Socialista ou as Mulheres Socialistas, referindo tratar-se de "um complemento ao partido".

"O que procuramos é ser complementar aos partidos na relação que eles têm com a dimensão europeia", procurando "trazer o debate europeu para dentro dos partidos" e "os activistas procuram criar redes dentro dos mais de dois milhões de militantes dos partidos socialistas, social democratas e trabalhistas europeus", afirmou.

"Não somos uma estrutura como a JS, nem como as Mulheres Socialistas ou outras estruturas do partido, somos uma estrutura abrangente dos 18 aos 80 anos, homens e mulheres, pessoas de todas as tendências e de todas as raças e orientações sociais", reiterou o candidato a deputado.

No café Nicola estiveram assim activistas da Roménia, Itália, Bélgica, Hungria e Alemanha devendo ainda associar-se à campanha activistas gregos, austríacos, bósnios e polacos.

As actividades diárias do PES activists podem ser acompanhadas no blog http://pesactivistsportugal.blogspot.com.

Publicado no Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário